quinta-feira, 17 de junho de 2010

Coordenadora do SBTVD fala ao Mundo Digital

Liliana Nakonechnyj é a atual Presidente da SET é Diretora de Engenharia de Transmissão e Apoio às Afiliadas da TV Globo e participante do Fórum Brasileiro de TV Digital. Engenheira de telecomunicações formada pela PUC-RJ, trabalhou na interiorização da televisão analógica no Brasil e no desenvolvimento e implantação de novas tecnologias de transmissão. Desde 1994, esteve envolvida nos estudos para a introdução da TV digital em nosso país. Atualmente, dedica-se à implantação da TV digital no Brasil.

Como a Copa do Mundo vai influenciar no mercado de TV Digital?
Desde 1998, demonstrações da Copa do Mundo em alta definição foram realizadas pelas emissoras para pequenos grupos. Esta é primeira Copa do Mundo em que a Copa em HD está disponível para o grande público brasileiro. Atualmente, quase 80 milhões de brasileiros moram em áreas cobertas por TV Digital. Na alta definição, o telespectador visualiza o campo e as jogadas por inteiro, percebe todos os detalhes dos passes, a expressão dos jogadores, sente-se próximo à ação, envolvido por ela. Enfim, quem tem oportunidade de ver um jogo em alta definição, vai fazer o que estiver ao seu alcance para continuar desfrutando dela. E os televisores ful HD estão progressivamente mais acessíveis para permitir essa experiência fantástica.
Além disso, a Copa influencia a adoção da TV em mobilidade – outra grande vantagem da TV digital. Para o torcedor, é reconfortante saber que pode sair de casa e recorrer a um miniTV ou telefone celular para continuar vendo um jogo. Esses dispositivos para captação de sinais de televisão em movimento, que também incluem receptores USB para uso em computador, deverão ser bastante popularizados durante a Copa 2010.

O que faz as pessoas procurarem a TV digital?
Primeiro, ver imagens perfeitas, sem fantasmas e sem chuviscos e ouvir sons límpidos, sem chiados. Isso pode ser obtido, a um custo relativamente baixo, captando-se o sinal do ar com antena de UHF e usando-se um conversor digital, ligado ao televisor já existente na casa do telespectador. Se o telespectador puder comprar um televisor digital full HD com o conversor integrado, então, pode ligar a antena de UHF diretamente a ele e terá acesso, também, à experiência da alta definição.

Quais as possibilidades da interatividade?
A interatividade é outro benefício da TV digital que está estreando na Copa. Os primeiros televisores e telefones com a capacidade interativa acabam de ser lançados no mercado. As emissoras prepararam aplicativos interativo sobre a Copa 2010. Assim, os telespectadores que dispuserem desses aparelhos poderão participar em primeira mão dessa nova experiência. A partir de agora, com televisores e telefones interativos no mercado, as emissoras incrementarão sua oferta de aplicativos interativos. O telespectador terá acesso a novas informações sobre a programação, poderá participar dos programas, por exemplo, votando ou enviando opiniões, ou ainda, participando de games. A televisão passará a oferecer a possibilidade de interação entre o cidadão e o produtor de conteúdo, ou até facilitando a formação de redes sociais. Certamente serão desenvolvidos também aplicativos educativos, de inserção social e de cidadania.

Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário