quinta-feira, 10 de junho de 2010

Copa do Mundo aquece o mercado de transmissão


Faltam poucos dias para o início da Copa do Mundo. O evento que acontece de quatro em quatro anos é um balanço na rotina dos brasileiros, que fazem de tudo para acompanhar os jogos da seleção. Mas, este ano, por causa do desenvolvimento tecnológico na área de transmissão, a Copa da África do Sul ficará marcada não pela simples vontade dos telespectadores de assistirem as partidas, mas pela vontade de vê-las com a melhor qualidade de som e imagem. Para isso, os consumidores apostarão no Sistema Digital. Segundo previsão do Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (SBTVD), o número de telespectadores de TV Digital no Brasil deve triplicar com a Copa.

Desde dezembro de 2007, quando as redes inauguraram a TV Digital aberta no Brasil, até 2009, foram vendidos 2 milhões de unidades, entre TVs prontas para exibir canais digitais, conversores de sinais, celulares com TV digital, e outros aparelhos. Neste ano de Copa, a expectativa é de que sejam comercializadas mais de 6 milhões de unidades. Segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos eletrônicos (Eletros).
O funcionário público, Jackson Pontes, se apressou para comprar a sua TV com conversor digital. “A Copa vai acontecer em um momento de avanço tecnológico em relação a TV. Não podia deixar de comprar a minha. Quero assistir aos jogos em um aparelho de TV com ótima imagem”, disse.

Jackson não é o único a pensar desta forma, a população inteira se utiliza dos avanços na tecnologia para aproveitar ainda mais a Copa. Pensando nisto, as empresas de TV por assinatura estão investindo alto em novidades, promoções e pacotes mais baratos para atrair novos consumidores. Os ecos do Campeonato na África do Sul já são sentidos por essas empresas. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em abril, o país registrou o total de 8,03 milhões de novos usuários do serviço de TV a cabo, número 1,4% maior do que o verificado no mês de março. No ano, o setor já acumula alta de 7,5%.

A copa no continente Africano será a primeira transmitida totalmente em alta definição. Mesmo quem não tem a assinatura de um pacote de TV a cabo, ou um aparelho de tv com conversor poderá receber o sinal em High Definition. As emissoras Bandeirantes e Rede Globo pretendem fazer a transmissão em HD para os locais onde há sinal digital.
Entretanto, apenas 32 cidades recebem este sinal. Por isso, há quem prefira comprar um aparelho de TV com conversor integrado, ou assinar pacotes nas empresas de TV a cabo, para ter direito a canais como SPORTV HD e ESPN HD.


Artigos Relacionados

0 comentários:

Postar um comentário